Lírios, as flores mais "bem vestidas" da terra

"Lírio" é um nome genérico dado a várias plantas além das que são de fato lírios, e uma designação que inclui muitas plantas híbridas (cruzamentos de espécies diferentes que geram outras completamente inéditas e por vezes bem exóticas). Por essa variedade, são muito apreciadas em vários lugares por várias pessoas. Possuem também como característica marcante caules longos, órgãos reprodutores (estigmas e anteras) altos e seis pétalas largas e compridas, ocasionalmente "pintadas" com listras, manchas ou pontos de cores chamativas.

Dá-se destaque aos lírios orientais, com flores maiores e mais perfume - originários do Japão - , aos chamados lírios asiáticos, quase sem perfume e com flores menores - originários da China - , e, por fim, aos lírios longiflorum, de cor branca e creme e flores grandes.

Essa planta também é famosa na Bíblia, sendo citada cerca de 14 vezes no livro sagrado, muitas delas no livro de Cantares, fato pelo qual - em apologia a esses versículos - lhe é atribuída um significado de pureza, virgindade e inocência.

Também por causa da Bíblia, por causa de uma certa palavra conhecida de Jesus, essas plantas são consideradas sinônimo de elegância, majestade e realeza.

" E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. (...)
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. "

                                                                                                                                                                                                  - Lucas 12:22,23,27

Originários da América do Norte, Europa e Ásia, os lírios são bem acostumados ao clima frio e portanto têm a capacidade de se adaptarem bem a locais amenos como Monte Verde.

 

Redação MonteVerde.com.br ®
Proibida a cópia ou reprodução deste sem a devida menção da fonte