Cidade

 

Monte Verde é distrito da cidade de Camanducaia e fica ao sul de Minas Gerais, no alto da Serra da Mantiqueira, a 170 km de São Paulo.


(foto do turista)

Com temperaturas variando entre 28 graus no verão e -10 graus no inverno e geadas formando uma linda paisagem numa combinação de verde, gelo e céu azul, além da fumaçinha das lareiras acessas p/ aquecer as casas e chalés. A cidade é um local agradável e prazeroso em todas as estações do ano.

A pequena vila é um local charmoso para passear, descansar e namorar, com suas construções em estilo europeu, lareiras e muito verde, pinheiros, cascatas, cachoeiras, montanhas, picos com trilhas, esquilos, beija-flores e diversas espécies de pássaros e perfumadas flores coloridas no verão como as famosas hortênsias. 

Em Monte Verde você poderá realizar vários passeios: a cavalo, moto, trenzinho, bicicleta, monomotor, quadriciclo, jipe, esportes radicais, patinação no gelo, bugue, tudo p/ quem gosta de curtir a natureza, ar puro e um friozinho nota 10 com um delicioso chocolate quente ou um saboroso vinho.

A cidade tem uma ótima infra-estrutura hoteleira, além de variadas lojas de chocolates, queijos e vinhos, sabonetes, malhas, artigos de lã, couro, sapatos, artesanatos, cerâmicas, estanhos, etc. Também uma vasta gama de restaurantes com comidas variadas desde comida típica mineira, como o famoso tutu de feijão e leitão a pururuca, além de trutas, comida alemã e fondues. O pinhão é um produto típico e muito saboreado por todos. 

Ecoturismo  

 

O ecoturismo em Monte Verde é uma forma de turismo que busca um contato mais próximo com a natureza, utilizando atividades que propiciam uma experiência mais intensa. Por exemplo, o relevo será vivenciado diretamente, pois você sentirá as subidas e descidas, e perceberá muito melhor a topografia da região. Além do mais, a cidade oferece uma paisagem rica em todos os aspectos de vegetação e fauna. 

Existe também a questão do auto-conhecimento que este tipo de experiência propicia. Por exemplo, se você tiver que subir uma trilha, vai ter que lidar melhor com o corpo, (cansaço, força), trabalhar a alimentação, eventualmente passar frio ou sede por um período ainda que curto, enfrentar medos de altura, etc. Este tipo de experiência faz a pessoa entrar em contato com aspectos que não está habituada normalmente, e leva sempre a um crescimento pessoal e aumento da autoconfiança, pois mostra que somos mais resistentes do que pensamos.