Será algum tipo de pavão? Será uma galinha gigante (e estranha)? Se você não conhece essa curiosa ave, conheça-a agora: este é o original jacuguaçu, popularmente conhecido como “jacu”, mais um dos bichos que podem ser encontrados em Monte Verde.
Também chamado jacuaçu, seu nome significa literalmente no tupi “jacu grande”. E de fato, medindo quase 75 cm de comprimento, é a maior ave nativa que eventualmente o turista poderá encontrar por aqui. A maior e sem dúvida também, uma das mais peculiares…
Apesar de discreta em hábitos e aparência, com coloração entre o preto e o marrom e detalhes brancos nas penas, possui algumas características marcantes, dentre as quais as barbelas vermelhas, a íris do olho de mesma cor, pescoço longo e a ausência de crista. Possui também uma cauda relativamente longa, em comparação ao tamanho do corpo, que é, no entanto, ainda sim menor que a do pavão.
Em Monte Verde, essa espécie encontra seu ambiente perfeito: o de mata serrana. Nesses locais, alimenta-se de folhas, brotos, grãos e insetos, mas principalmente de frutos variados (como araçá, jabuticaba, pitanga, embaúba, jamelão, caqui e até palmito). No entanto, além dos frutos nativos de seus habitats naturais, alimenta-se de outros postos pelos humanos, tendo grande apetite por bananas…