“Lírio” é um nome genérico dado a várias plantas além das que são de fato lírios, e uma designação que inclui muitas plantas híbridas (cruzamentos de espécies diferentes que geram outras completamente inéditas e por vezes bem exóticas). Por essa variedade, são muito apreciadas em vários lugares por várias pessoas. Possuem também como característica marcante caules longos, órgãos reprodutores (estigmas e anteras) altos e seis pétalas largas e compridas, ocasionalmente “pintadas” com listras, manchas ou pontos de cores chamativas.
Dá-se destaque aos lírios orientais, com flores maiores e mais perfume – originários do Japão – , aos chamados lírios asiáticos, quase sem perfume e com flores menores – originários da China – , e, por fim, aos lírios longiflorum, de cor branca e creme e flores grandes.
Essa planta também é famosa na Bíblia, sendo citada cerca de 14 vezes no livro sagrado, muitas delas no livro de Cantares, fato pelo qual – em apologia a esses versículos – lhe é atribuída um significado de pureza, virgindade e inocência.
Também por causa da Bíblia, por causa de uma certa palavra conhecida de Jesus, essas plantas são consideradas sinônimo de elegância, majestade e realeza.
” E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. (…)
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. “
– Lucas 12:22,23,27
Originários da América do Norte, Europa e Ásia, os lírios são bem acostumados ao clima frio e portanto têm a capacidade de se adaptarem bem a locais amenos como Monte Verde.